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Governo do Estado comemora o Dia Nacional do Ouvidor

15/03/2018 - Governo do Tocantins

No dia 16 de março é comemorado o Dia Nacional do Ouvidor e, no Tocantins, esses profissionais recebem reconhecimento pelo trabalho prestado à sociedade, e o Governo do Estado comemora também os bons resultados alcançados desde que a Ouvidoria Geral do Estado, vinculada à Controladoria Geral do Estado (CGE), aderiu à Rede Nacional de Ouvidorias, em 2015. O Tocantins foi uma das primeiras unidades da Federação a aderir à Rede, criada pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União.

De acordo com o controlador-geral do Estado, Luiz Antônio da Rocha, a Ouvidoria é um canal de participação social que o Governo do Tocantins coloca à disposição do cidadão para que ele participe da gestão pública estadual, por meio de denúncias, reclamações, sugestões e elogios, contribuindo com o aprimoramento dos serviços públicos. “Antes da criação das ouvidorias, o cidadão tinha dificuldade de obter as informações que desejava em cada órgão. Agora, em um único canal, ele pode fazer sua reclamação, ou seu elogio, e nós direcionamos a demanda para o órgão acionado, acompanhamos a tramitação e respondemos para o cidadão em tempo hábil”, acrescenta.

O controlador-geral destaca ainda o crescimento do número de registros, que saltou de 1.944 manifestações em 2015 para 2.738 em 2017, entre denúncias, reclamações, sugestões e elogios. “Isso demonstra a fidelidade e o bom serviço prestado pela Ouvidoria ao cidadão tocantinense. Ele tem confiança nessa unidade do Governo e na resposta que passamos. Isso mostra que a Ouvidoria está sendo eficiente no cumprimento de suas obrigações de atender o cidadão”, declara.

Como recorrer à Ouvidoria

O Governo do Estado disponibiliza diversos canais de comunicação para que o cidadão possa fazer seu registro: por telefone (162), por e-mail (ouvidoriagera@cge.to.gov.br), por carta, por formulário eletrônico (www.ouvidoria.to.gov.br) e presencialmente. As demandas são protocoladas, analisadas e encaminhadas para a Ouvidoria Local dos órgãos e entidades para acompanhamento e resposta ao cidadão. Posteriormente, a Gerência de Articulação e Gestão de Ouvidorias recebe as respostas formuladas pelos órgãos e entidades, avalia o conteúdo e repassa aos demandantes.

Homenagens aos ouvidores

Nesta sexta-feira, 16, a Controladoria Geral do Estado vai oferecer um café da manhã, acompanhado de palestra e homenagens aos servidores que trabalham diretamente no atendimento das demandas da sociedade, na sede da CGE, em Palmas.